Campanha de Castração

MUTIRÕES DE CASTRAÇÃO NO PANTANAL DE MATO GROSSO

Em julho de 2021, a @eobichomt criou e coordenou uma importante iniciativa, o primeiro Mutirão de castração de cães e gatos no Pantanal.

Para a execução, contou com parcerias do GRAD – Grupo de Resgate de Animais em Desastres, ONG Panthera, Polícia Militar Ambiental, Marinha do Brasil, Secretaria do Estado de Meio Ambiente – SEMA-MT, Ampara Silvestre e Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV MT, entre outros. Essa foi a primeira de muitas outras iniciativas de castração organizadas pela @eobichomt.

Foram 5 dias de trabalho, 98 animais, entre cães e gatos, castrados na comunidade ribeirinha do Pantanal.

Em novembro de 2021, foi realizado o  2º mutirão, onde 101 animais foram castrados em uma ação que durou uma semana.

1º mutirão

Etapa 1: Pantanal – No entorno do Rio São Lourenço, com os animais das famílias ribeirinhas;

Etapa 2: Pantanal – Em Porto Jofre (final da Transpantaneira), com os animais das famílias ribeirinhas;

Etapa 3: Cuiabá – ONG OPAA MT 

2º mutirão 

Etapa 1: Pantanal – No entorno do Rio São Lourenço, com os animais das famílias ribeirinhas;

Etapa 2: Poconé – ONG APAM

Campanha de Castração

=> Lista de Insumos
=> Lista de Medicamentos

Rações de qualquer marca – desde que esteja em bom estado de consumo

O grupo É o Bicho MT! está realizando uma campanha de castração solidária dos animais domésticos das comunidades ribeirinhas do Pantanal mato-grossense, na região da Transpantaneira e Porto Jofre, visando a saúde desses animais e a redução de impactos sobre a fauna silvestre local.

Período de realização
Abril a julho – distribuição de ração para os animais
Julho e novembro – castração

Por quê castrar esses animais?
A proximidade da fauna doméstica com a fauna silvestre pode desencadear diversas situações que venham a prejudicar a saúde de ambas Ao longo da Transpantaneira e no Porto Jofre foram observados cães e gatos domésticos, os quais não possuem nenhuma ação de controle de ecto e endoparasitas, vacinação, levantamento de dados de doenças e controle reprodutivo A fauna doméstica dessa região citada já foi levantada e georreferenciada durante o trabalho do GRAD São necessárias ações imediatas com a fauna doméstica identificada, antes que se tornem uma ameaça à saúde da fauna silvestre que recentemente sofreu graves impactos com o incêndio na região O controle populacional de cães e gatos em áreas urbanas é uma política pública que está sendo empregada em diversos municípios brasileiros, seguindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

SEJA UM APOIADOR DA ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR PARA O PIX: CNPJ 42.442.070/0001-40