Da Fome Cinzenta à Esperança Pantaneira

A EXPOSIÇÃO “DA FOME CINZENTA À ESPERANÇA PANTANEIRA”, É ORGANIZADA PELA É O BICHO MT, ELA LEVA AO PÚBLICO IMAGENS DOS ANIMAIS ATINGIDOS PELOS INCÊNDIOS DEVASTADORES OCORRIDOS NO PANTANAL, EM 2020 E 2021, TENDO ÊNFASE NA ESPERANÇA E NA VIDA PANTANEIRA

A exposição “Da Fome Cinzenta à Esperança Pantaneira”, teve sua primeira edição realizada entre 26 de janeiro e 07 de fevereiro de 2020, no Goiabeiras Shopping em Cuiabá. A exposição marcou o encerramento da ação de distribuição de alimentos no Pantanal pela organização. A É BICHO MT continua atendendo às demandas existentes e cabíveis a organização no Pantanal ao longo da Transpantaneira até os dias de hoje. 

Exposição fotográfica “Da Fome Cinzenta à Esperança Pantaneira”

Quando: de 26/01/2021 a 07/02/2021 – das 12h às 22h

Local: Goiabeiras Shopping (piso térreo, em frente a loja da Havaianas)

Entrada gratuita

A exposição “Da Fome Cinzenta à Esperança Pantaneira” conta com fotos de renomados fotógrafos cuiabanos, que trazem imagens das paisagens e animais da fauna pantaneira e mostram o Pantanal em toda sua exuberância, mas também a devastação causada pelos incêndios que assolaram o bioma em 2020.

Lar destruído

Como o quati, os sobreviventes do fogo ainda precisam enfrentar o rastro da destruição, a vegetação toda queimada e a falta de água e alimentos.

Foto: @denykobayashi 

Cemitério

A dura realidade encontrada depois das queimadas onde antes havia vida. Os jacarés foram um dos mais afetados, pois o fogo e a seca intensa acabaram com vários lagos e corixos.

Foto: @denykobayashi 

Fome Cinzenta

O alimento encontrado na hora certa para essa macaca gestante. Em meio a tantas mortes a natureza tenta continuar o ciclo da vida.

Foto: @denykobayashi 

Esperança Renovada

Passada a destruição do fogo e a fome cinzenta, a esperança ressurge com o nascimento de novas vidas.

Foto: @denykobayashi 

Ciclo da Vida

Em meio às cinzas de tanta destruição, as cores dos alimentos que levaram um pouco de saciedade para quem sofria, evidenciando a importância do trabalho do grupo.

Foto: @denykobayashi 

A SEGUNDA EDIÇÃO FOI NO @PANTANALSHOPPING, COM FOTOS DOS FOTÓGRAFOS @JOSEMEDEIROSFOTOGRAFO E @DENYKOBAYASHI

O trabalho de distribuição de alimentos foi encerrado no final de janeiro de 2021, mas ação do É o Bicho MT no Pantanal continua, agora com foco em uma campanha de castração e vacinação de animais domésticos que vivem nas comunidades ribeirinhas do Pantanal e que não tem acesso a veterinários e alimento para esses animais, o que acaba se tornando uma questão de saúde pública.

Segundo a presidente do Grupo É o Bicho MT, Jenifer Larrea, com essa ação o grupo atingiu o objetivo que era de socorrer a fauna sobrevivente e minimizar os impactos causados pelas queimadas. Mas o trabalho continua. “O Pantanal agora faz parte da história do É o Bicho MT e vamos continuar nossas ações por lá, agora focando na castração de vacinação de animais domésticos que vivem nas comunidades pantaneiras. Essa ação está sendo realizada em parceria com a ONG Panthera e com o fotógrafo José Medeiros, que desenvolve um lindo trabalho social no Pantanal também”.    

“Receber uma exposição que trata sobre o nome do Shopping é muito gratificante e reconfortante para a gente. Durante as queimadas ajudamos com doações de comida e água e agora queremos manter apoio à causa, com foco sempre na manutenção e preservação deste importante bioma de Mato Grosso”, disse diretora de MKT do Shopping Pantanal Emanuelle Thomaz.

Céu esfumaçado

Foto: @josemedeirosfotografo

Por do Sol sobre cinzas

Foto: @josemedeirosfotografo

O Pantanal Vive

Foto: @josemedeirosfotografo

Piúva Esperança

Foto: @josemedeirosfotografo

Saiba mais:

Instagram @eobichomt 

SEJA UM APOIADOR DA ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR PARA O PIX: CNPJ 42.442.070/0001-40