Pantanal Pede Socorro 2020

CAMPANHA PANTANAL PEDE SOCORRO 2020

Diante da entristecedora situação do Pantanal mato-grossense por conta dos incêndios florestais em 2020, iniciamos uma ação de arrecadação e distribuição de alimentos para socorrer a fauna sobrevivente da região da Transpantaneira e Porto Jofre, minimizando a escassez de alimentos no período chamado de fome cinzenta.

Foto: Reynaldo Martins

Tragédia

Em plena época da florada, uma Piúva (Ipê-roxo) arde em chamas durante os incêndios de 2020, o maior desastre que já ocorreu ao Pantanal.

O Mundo Seco

O leito seco do Rio Caçanje, a vegetação queimada, e a fumaça cobrindo todo o céu cinza são uma pequena amostra do desastre dos incêndios de 2020 no Pantanal.

Foto: Deny Kobayashi

A É O BICHO MT! criou a campanha voltada para o auxílio da sobrevivência dos animais silvestres no Pantanal Mato-grossense, a qual apresentou como objetivo principal a arrecadação de alimentos para serem entregues no Pantanal Mato-grossense, para entidades governamentais e instituições parceiras para atender a finalidade única e exclusiva de distribuição em pontos georreferenciados da rodovia Transpantaneira, que liga o município de Poconé/MT a Porto Jofre/MT.

O grupo se reestruturou em dois segmentos, o primeiro para atender o objetivo originário do grupo, qual seja, a proteção e o amparo dos animais domésticos vítimas de maus tratos e o segundo voltado para o auxílio na alimentação dos animais silvestres vítimas dos incêndios ocorridos no Pantanal Mato-grossense e nas demais localidades próximas a capital do Estado de Mato Grosso que também foram afetadas pelas queimadas.

O segundo segmento passou a atuar no dia 02 de setembro de 2020 da seguinte forma, todos os dias, voluntários se deslocam para a Central de Abastecimento de Cuiabá – CEASA/MT, localizado na Rua B, número 1340, bairro Distrito Industrial, CEP 78098-280, na comarca de Cuiabá – Estado de Mato Grosso. No local, os voluntários solicitaram doações de frutas para os comerciantes, sendo um dos locais que demandou uma atenção especial, pois foi do CEASA que o grupo retirou o maior volume de arrecadação em alimentos.

Além do trabalho no CEASA, o grupo se organizou por equipes de voluntários com a função de coletar as doações em pontos de coleta e pelos comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande. Além de receber doações semanais de um grupo de voluntários que residem no município de Rondonópolis/MT e de outro grupo que se localiza no município de Jaciara/MT.

Desta feita, o trabalho é desenvolvido da seguinte forma:

1. Coletar alimentos no CEASA;

2. Coletar as doações que são feitas nos pontos de coletas e pelos comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande;

3. Descarregar os alimentos doados na câmara fria;

4. De segunda a sexta a partir das 16h realizar a triagem dos alimentos;

5. Carregar do caminhão as segundas, quartas e sextas;

6. Às sextas-feiras carregar também as caminhonetes;

7. AOS SÁBADOS, deslocamento das equipes para organizar e distribuir os alimentos ao longo da Transpantaneira.

No início da CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA SOCORRER A FAUNA SOBREVIVENTE DA REGIÃO DE POCONÉ – PANTANAL MATO-GROSSENSE os alimentos foram enviados, durante dois sábados consecutivos, pelo caminhão da Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT e na Van, também disponibilizada pelo Instituto, para locomoção dos voluntários até os pontos de distribuição.

No fim das queimadas no Pantanal Mato-grossense as doações auferidas pelo grupo diminuíram drasticamente, passando a receber apenas doações de pessoas físicas e comerciantes residentes nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. O que ocasionou, em uma parceria de grande estima com a instituição AMPARA ANIMAL, a qual, a maioria das vezes custeia as frutas recebidas pelo grupo.

SEJA UM APOIADOR DA ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR PARA O PIX: CNPJ 42.442.070/0001-40